quinta-feira, 22 de julho de 2010

Exposição - "O que separa você de mim" Fortaleza, 2010



Sem título da série O que separa você de mim
Frame do vídeo



Katalina Leão, jovem artista selecionada no Programa Residências em Fluxos do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, de Recife, em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço, em Fortaleza, e com a Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, expõe o resultado concreto da residência artística que vivenciou durante um mês em Fortaleza.


Selecionada com base na avaliação de trabalhos anteriores, a artista desenvolve a obra O que separa você de mim a partir de sua relação com a cidade. A obra propõe uma reflexão sobre o que constitui a nossa intimidade nos ambientes em que convivemos. O conceito de casa e a relação das pessoas com o espaço público são temas centrais buscados pela pernambucana.

Em casa, o corpo se expande às superfícies, aos objetos e às pessoas. Fora, ele se comporta de maneira mais retraída; esse mesmo corpo já não adere às paredes estranhas e se confunde no manejo das ferramentas que aparecem pelo trajeto.

Mas o que marca o fim da casa? O último ruído da chave ao trancar a porta também age como estalo para uma mudança. A intimidade se esconde, mas também pode ser escancarada.

E Katalina tenta proporcionar, por meio de fotos documentais do colega Diego de Santos, a reflexão acerca de como nos posicionamos diante do espaço, seja ele o nosso quarto ou as grandes avenidas.

No vídeo, uma moça se encanta com o desenrolar do rolo de papel higiênico e dança com ele, tornando poética uma cena cotidiana. Nessa parte do trabalho, a participação dos objetos pessoais na dinâmica do lar é colocada em discussão de forma sutil.

Nesse sentido, cada foto exposta e o vídeo devem ser considerados como fragmentos de um mergulho ao imenso oceano da intimidade.
                                                                                                      
                                                                                                                         Roger Pires

Nenhum comentário: